A concretização dos seus sonhos só depende de você…

Nos últimos dias conversei com diversas pessoas sobre questões ligadas à aprendizagem e, de forma recorrente, me lembrei de uma frase de Alícia Fernández que faz muito sentido para mim:
“Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar”. (Fernández, 1991 – pág 52)
Neste sentido, comecei a observar o quanto damos poder às pessoas e como nos deixamos levar por comentários, opiniões e até ofensas.
Mas a grande sacada é: conseguir enxergar para quem estou entregando autoridade e por quê.
Já ouvi palestrantes falarem sobre paz interior e uma das colocações que mais me chamou a atenção foi: se a paz é minha, ninguém pode tirar. Mas se for do outro, será tirada facilmente. Da mesma forma, a felicidade, pois se a tenho de fato não a buscarei em nada, nem em ninguém.
Minha intenção ao escrever sobre isso é te convidar para refletir sobre a importância das relações e seus valores. Busque estabelecer vínculo com quem de fato confia e com pessoas que possam agregar valor à sua vida. Não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível. Como Gerônimo Theml costuma dizer: “Você é a médias das cinco pessoas com quem mais convive”.
Não permita que o mundo determine quem você deve ser, mas seja você o fator determinante por onde passar e transforme ambientes com a sua presença. O poder deve estar em suas mãos!